Cardeais devem analisar, em junho, a causa de beatificação do Diácono João Luiz Pozzobon
- ascom70
- há 7 horas
- 3 min de leitura
Reunião ordinária da comissão formada por bispos e cardeais está prevista para o dia 17 de junho

O Diácono João Luiz Pozzobon foi um pai de família, mais tarde ordenado diácono permanente, conhecido por sua profunda devoção mariana e incansável missão evangelizadora. Sua trajetória ficou marcada pela peregrinação com a imagem da Mãe Rainha de Schoenstatt, levando fé, consolo e compromisso social a milhares de famílias no Brasil e no exterior. Seu testemunho de humildade, serviço e caridade é reconhecido por muitos como sinal de santidade.
Foi agendada, preliminarmente, para o dia 17 de junho, a reunião ordinária da comissão composta por bispos e cardeais, que marcará o início da etapa de análise e discussão sobre a vida, as virtudes heroicas e a fama de santidade do Servo de Deus Diácono João Luiz Pozzobon. Ao final dessa fase, e após todos os estudos realizados, caso o parecer seja favorável, o processo poderá ser submetido ao Papa Leão XIV.
— Iniciamos uma nova e importante etapa para a Causa, conduzida com prudência e discernimento, conforme os critérios e os tempos da Igreja — afirma o vice-postulador da causa de beatificação, Padre Vitor Hugo Possetti (ISch).
— Por isso mesmo, com muita alegria e serenidade, convidamos todos a se unirem em oração, para que o Espírito Santo conduza e ilumine os trabalhos dos membros do Dicastério nesta nova fase — acrescenta o Padre Vitor.
O arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Brustolin, também manifestou entusiasmo com o avanço da causa: — Recebemos com grande alegria e esperança o parecer positivo e unânime da Comissão Teológica da Santa Sé sobre a trajetória e o impacto de João Luiz Pozzobon. Agora, aguardamos com fé a deliberação dos cardeais e bispos do Dicastério para a Causa dos Santos, que definirá os próximos os do processo — afirmou Dom Leomar.
No último dia 4 de março, a causa de beatificação recebeu parecer favorável da comissão de teólogos, que analisou o processo ao longo do mês de fevereiro. Desde então, os devotos do Servo de Deus aguardavam o agendamento da reunião da comissão de bispos e cardeais para análise nesta próxima instância.
Após essa etapa, a palavra final sobre as virtudes heroicas caberá ao Papa Leão XIV. Se ele confirmar os pareceres anteriores, poderá autorizar a emissão do decreto de reconhecimento da heroicidade das virtudes, conferindo ao Servo de Deus o título de “Venerável”.
Paralelamente, o Dicastério para a Causa dos Santos também examina o processo de um possível milagre atribuído à intercessão de Pozzobon. Aberto em fevereiro, esse processo ainda se encontra em fase prévia à análise dos peritos.
Agenda dos próximos eventos:
Todos os sábados
17h — Capela Nossa Senhora das Graças
Missa com a comunidade junto ao túmulo do Diácono João Pozzobon
25 de maio, domingo
10h30min — Capela Azul (Vila Nobre da Caridade, bairro Cerrito)
Missa com a comunidade local
27 de maio, terça-feira
18h15min — Catedral Metropolitana
Missa pela causa de beatificação, celebrada pelo Padre Vitor Possetti
19h — Igreja Nossa Senhora das Dores
Missa pela causa de beatificação
19h30min — Capela Nossa Senhora das Graças
Oração do terço pela causa de beatificação
Visitação à Casa Museu II João Luiz Pozzobon
De segunda a sábado, das 8h30min às 12h e das 14h30min às 17h
Av. Osvaldo Cruz, 697, bairro Km 3, Santa Maria - RS
Informações e agendamentos: (55) 99194-9032
Contatos – Assessoria de Imprensa
Juliana Lovato – (55) 98143-0535