Jubileu e Investidura dos MESCES na Arquidiocese de Santa Maria
- ascom70
- 11 de mar.
- 2 min de leitura
No último dia 9 de março, os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística participaram de seu Jubileu na Basílica da Medianeira. O local ficou lotado de ministros que já exercem a missão de MESCE, além de um bom número de novos candidatos que participaram da formação necessária para receber a investidura, realizada por meio da oração e imposição das mãos do nosso arcebispo, Dom Leomar Antônio Brustolin, durante a missa de encerramento do evento.
O encontro também celebrou o Jubileu dos MESCEs. Temos a graça de estar vivendo um Ano Jubilar, que ocorre a cada 25 anos. Durante este período, é possível receber a indulgência plenária tanto para si quanto para alguém que tenha falecido. Destacou Dom Leomar: "a confissão nos livra da culpa, e a indulgência plenária nos livra da pena dos nossos pecados".
Após um momento de acolhida e a oração do Santo Terço, Dom Leomar falou sobre o significado do ministério dos MESCEs, seu perfil e como devem exercer sua missão no contexto eclesial. Ele enfatizou que o ministério é uma doação de si e de seu tempo a indivíduos e grupos que precisam de ajuda para comungar a Sagrada Comunhão. "Levar a Sagrada Comunhão aos enfermos" é a principal missão dos MESCES, afirmou o arcebispo metropolitano.
Após sua fala, Dom Leomar abriu espaço para perguntas e discutiu vários temas, como indulgência plenária, ritos sacramentais e dúvidas sobre as atividades práticas do ministério MESCE, incluindo a Celebração da Palavra, Exéquias e visitas a doentes e idosos. Reforçou a importância de que os MESCEs ajudem, promovam e realizem Celebrações da Palavra em seus comunidades se ainda não o fazem. Ele pediu que a Igreja não seja aberta apenas durante as missas, mas que as capelas se tornem verdadeiras comunidades de oração e convivência.
Aproveitamos esse espaço para expressar nosso carinho e agradecimento a Dom Leomar, que atuou na formação dos novos MESCEs, e aos demais assessores: Pe. Junior Lago, Pe. Márcio Cauduro e o seminarista Gustavo Marconatto, que dedicaram seu tempo, conhecimento e experiência de vida e pastoral para preparar os MESCEs. Que o Senhor da messe recompense a todos!
Por fim, informamos que candidatos e/ou MESCEs que não puderam participar do evento do dia 9 poderão receber a investidura no dia 30 de março, domingo, na missa das 16h na Basílica da Medianeira.
Texto e fotos por Coordenação dos MESCE
Diácono Alencar de Andrade
Ir. M. Carmen Andréia Angst