Seminário Bom Pastor realiza a abertura do ano formativo de 2025
- ascom70
- 13 de mar.
- 2 min de leitura
Na quarta-feira, dia 12 de março, foi celebrada a missa que deu início oficial ao ano formativo de 2025, presidida por Dom Edson Batista de Mello, bispo de Cachoeira do Sul e responsável pela formação presbiteral na Província Eclesiástica de Santa Maria.
A cerimônia contou com a presença de bispos do Regional Sul 3 da CNBB, incluindo Dom Jaime Cardeal Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB, além dos formadores, padres e representantes de congregações religiosas, que juntos fortaleceram o espírito de unidade como Igreja.
Logo após a missa, foi realizado um jantar de confraternização. A solenidade representou não apenas o começo de um novo ano formativo, mas também um marco de renovação espiritual e vocacional para os seminaristas, que seguem em sua preparação para o sacerdócio.
Após a celebração, os seminaristas expressaram sua reflexão sobre este ano formativo. O seminarista Gustavo Marconato, do curso de teologia, compartilhou:
“A abertura desse ano formativo foi um momento de renovação dos nossos propósitos na caminhada vocacional. A presença dos bispos, padres, diáconos, irmãos e irmãs consagrados nos inspirou a nos colocarmos mais uma vez como discípulos de Jesus Cristo. Falando do nosso novo seminário, sua estrutura nos proporciona um ambiente amplo, organizado e próprio para a oração, estudo e vivência comunitária. Agradecemos a Deus e aos nossos bispos e formadores pela preocupação e cuidado para que nos preparemos bem para o presbiterado e nossa missão na Igreja.”
O seminarista Rafael Londero, do curso de filosofia, também refletiu sobre a importância desse momento em sua caminhada:
“Todo início de ano formativo marca um novo o na caminhada do seminarista. É um momento importante, de contemplar a vocação ao sacerdócio em sua particularidade, retornado às suas bases: a vida espiritual, comunitária, pastoral e intelectual. Faço votos de que este seja um ano de muito crescimento e que almejando a entrega total sejamos conduzidos ao Amor a Deus.”
A abertura do ano formativo no Seminário Provincial Bom Pastor, portanto, não só marca o início de um novo ano, mas também renova o compromisso de todos, seminaristas e formadores, com a missão de formar sacerdotes comprometidos com a Igreja e segundo o coração de Cristo. Com um novo ambiente, mais acolhedor e preparado para o crescimento espiritual, intelectual e comunitário, os seminaristas seguem no caminho que os levará a cumprir sua vocação de servir a Deus e aos irmãos, e contam com a oração de todos fiéis.